CONCEITOS
Criámos esta lista de forma a esclarecer alguns conceitos científicos, para ajudar na compreensão dos artigos.
Cromossoma
Um cromossoma é uma estrutura altamente organizada de uma célula, que contém o material genético de um organismo. É constituído por moléculas de DNA associadas a proteínas (histonas).
Cariótipo humano
Cariótipo é o conjunto de todos os cromossomas de uma célula ou indivíduo. O Cariótipo humano é constituído por 23 pares de cromossomas.
Mutação
Mutação é uma alteração definitiva, natural ou introduzida por fatores como o ambiente, que ocorre no material genético de um organismo. Estas alterações podem ser favoráveis, desfavoráveis ou neutras.
Gene
Gene é um segmento de uma molécula de DNA. É a unidade fundamental da hereditariedade e contém informação para a síntese de uma proteína ou RNA.
RNA
RNA, ou ácido ribonucleico, é uma macromolécula pertencente ao grupo dos ácidos nucleicos, cuja principal função é permitir que toda a informação contida no DNA possa ser copiada e transportada até às estruturas responsáveis pela elaboração de proteínas.
DNA
DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é uma macromolécula pertencente ao grupo dos ácidos nucleicos, cuja principal função é a transmissão de todas as características genéticas e transportar informações.
Alelos
Alelos são os diferentes tipos do mesmo gene, que determinam uma única característica num indivíduo.
Cromossoma X e Y
Os cromossomas X e Y são os cromossomas que determinam o nosso sexo. Num homem, estão presentes um cromossoma X e um Y, dando uma configuração XY. Numa mulher, há dois cromossomas X, dando uma configuração XX.
Transcrição
A transcrição é o processo no qual um gene da sequência de DNA é copiado (transcrito) para fazer uma molécula de RNA.
Património genético
Património genético é o conjunto de todos os alelos únicos de uma determinada população ou espécie que, num dado momento, ocupam uma determinada área geográfica. Trocam livremente entre si os seus genes e formarão a base para o fundo genético da geração seguinte.
Sistema imunológico
Conjunto de órgãos, tecidos e células responsáveis pelo combate a microrganismos invasores, impedindo o desenvolvimento de doenças.
Aminoácido
Constituintes fundamentais das proteínas.
Proteína
Macromoláculas constituidas por conjuntos de aminoácidos. Desempenham funções em todo o organismo, como a construção e manutenção de ossos e tecidos. Fazem, também, parte da formação de enzimas, anticorpos e hormonas.
Enzima
Proteínas que atuam no controlo da velocidade e regulação das reações que ocorrem no organismo.
Anticorpo
Proteína do sangue produzida como resposta para contra-atacar bactérias, vírus e outras substâncias estranhas no sangue.
​
Hormona
Substância reguladora produzida no organismo e transportada pelo sangue, que estimula a ação de células ou tecidos específicos.
Glóbulos Vermelhos
Células do sangue, constituídas basicamente por hemoglobina e globulina, cuja função é levar oxigénio às células. São produzidas na medula óssea e degradadas no fígado, no baço e na prórpia medula óssea.
Fenótipo
Conjunto de características observáveis de um organismo como a altura ou a cor dos olhos.
Genótipo
Conjunto de todos os alelos que um indivíduo possui para um gene específico.
Alelos Dominantes
Genes que determinam uma característica hereditária mesmo quando são únicos no genótipo.
Alelos Recessivos
Genes que ficam inativos na presença de um gene dominante e que apenas se manifesta quando combinado com outro gene recessivo.