DALTONISMO
- Eukarya
- 28 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de nov. de 2021
O daltonismo é uma doença genética causada por um gene localizado no cromossoma X, que se caracteriza pela dificuldade de falta de sensibilidade de perceção de cores, tonalidades ou brilho. Ser daltónico significa ver as cores de uma forma diferente da maioria das pessoas e em muitos dos casos já nasce com o próprio indivíduo.
Como ocorre e onde
É através de cones, células nervosas especiais localizadas nos nossos olhos, que vemos a cor. Possuímos três tipos de cones, uns absorvem a luz vermelha, outros a azul e outros a luz verde. Com o bom funcionamento destes três cones é-nos possível ver todo o espetro visível de cores. No entanto, nas pessoas daltónicas um dos tipos de cone não funciona adequadamente, havendo mesmo alguns casos em que esse cone é praticamente inexistente. Consequentemente, as pessoas com visão normal conseguem visualizar todo o espetro visível de cores enquanto as pessoas com daltonismo veem muitas cores como sendo a mesma.
São conhecidos 3 tipos de daltonismo:
· Tricomático no qual o indivíduo tem recetores de cores, mas defeituosos tendo então dificuldade em distinguir cores do espetro do vermelho-verde.
· Dicromático em que a pessoa que o porta não possui um recetor de cor não conseguido identificar, por exemplo, o vermelho, o verde ou o azul;
· Acromático quando o seu portador apenas consegue ver a preto e branco.
Manifestações da doença
A intensidade dos sintomas varia de paciente para paciente, mas os principais são:
· A dificuldade a identificar cores e o seu brilho;
· A incapacidade de distinguir sombras de uma cor;
Ainda não há cura para este tipo de doenças e as pessoas afetadas pela mesma necessitam de conviver com esta anomalia. No entanto, de modo a melhorar a qualidade de vida de um daltónico, existem óculos ou lentes especiais que permitem ao paciente visualizar as cores com clareza.
Dia mundial do Daltonismo
O Dia Mundial do Daltonismo assinala-se no dia 6 de setembro. O nome daltonismo deve-se ao químico inglês John Dalton, o primeiro cientista a estudar a anomalia da qual ele próprio era portador, ainda no século XVIII. É também por isso, que o Dia Mundial do Daltonismo se celebra no aniversário deste cientista, em honra dos avanços por ele feitos nesta investigação.
Curiosidades
É estimado que haja cerca de 300 milhões de daltónicos no mundo.
1 em 12 homens é daltónico enquanto apenas 1 em 200 mulheres apresenta esta anomalia.
É possível ser-se daltónico de um olho e ter uma visão normal das cores no outro, a isto dá-se o nome de dicromacia unilateral e é bastante raro.
Na Roménia, não é permitido às pessoas daltónicas tirarem a carta de condução.
Para um daltónico a luz verde de um semáforo pode parecer branca ou mesmo azul e as luzes vermelha e amarela podem ser difíceis de distinguir.
Se uma mulher tiver daltonismo do tipo tricomático, todos os seus filhos vão ser daltónicos. Já se um homem tiver daltonismo do mesmo tipo, não passa a anomalia a nenhum dos seus filhos.
Pessoas famosas com daltonismo:
· Mark Zuckerberg
· Prince William
· Sting
· Eddie Redmayne
· Keanu Reeves
Este site simula como pessoas com cada forma de daltonismo veem.
Referências:
Comments